A consultoria de imagem na construção da sua marca pessoal

A marca pessoal é o conjunto de elementos que compõe uma pessoa materializando a forma como ela se apresenta e é percebida por terceiros. Isso inclui seu estilo, seus interesses, suas habilidades e o que ela tem a oferecer de agregador para quem a acompanha.

Independente do seu ramo de atuação, gerenciar a sua imagem para a construção e manutenção da marca pessoal é o ponta pé inicial para a construção de uma imagem sólida e sem ruídos. É importante mostrar sua personalidade e posicionar-se como autoridade na sua área, mas também é essencial entender que a sua aparência é uma vitrine que pode ou não atrair o público para o conteúdo que você está disposto a comunicar. Uma marca sólida e bem construída ajuda a conquistar, fidelizar e obter sucesso.

Por isso, separei aqui alguns pontos que vão te ajudar a partir do principio na construção da sua marca pessoal. Vamos lá!

Aposte no seu diferencial

Ao pensar na consultoria de imagem para alavancar sua marca pessoal precisamos unificar a comunicação das esferas profissional e pessoal porque uma complementa a outra, e agregar informações interessantes que podem te aproximar do seu público. Por isso, é importante começar se questionando:

  • Quais são os principais atributos do seu trabalho?

  • O que você pode apresentar que outros profissionais não apresentam?

  • Qual a sua principal qualidade/característica enquanto pessoa? Bom humor, seriedade, etc?

  • Porque vou comunicar?

  • O que vou comunicar?

  • E como vou comunicar?

Como muitas pessoas não sabem se apresentar, aprimorar a sua marca pessoal é uma excelente maneira de se diferenciar especialmente nos setores mais concorridos. Para isso, busque o apoio de uma consultora de imagem focada em desenvolvimento de gestão de marca pessoal.

Inspire credibilidade e segurança

Ao trabalhar sua marca pessoal, é necessário entender o que você representa e como espera ser reconhecida pelas pessoas. Esse ponto é muito importante e determina como todo o trabalho deverá ser feito para alcançar uma posição de referência no mercado.

 

Uma boa dica é buscar inspiração em outros profissionais da área. Pense em nomes de sucesso e entenda como essas pessoas gerenciam suas imagens e quais são os seus diferenciais. Porém, lembre-se que é fundamental ser autêntico, uma marca pessoal que não seja natural pode não funcionar por muito tempo. A internet está cheia do mesmo e as pessoas não dão crédito para cópia, a imagem fake não se sustenta por muito tempo e pode até surtir efeito contrário ao que se espera, gerando uma crise de imagem.

 

Quem desenvolve uma boa e autêntica marca passa a transmitir muito mais credibilidade e confiança. Assim, as chances de tornar-se uma influência no mercado é muito maior.

Mantenha uma boa rede de contatos

Manter a sua rede de contatos atualizada é uma excelente forma de divulgação da sua marca pessoal. Para isso, cultive relacionamentos verdadeiros com apoiadores e outros especialistas do setor. Além do mais, saiba conquistar parceiros que complementem os serviços que você oferece e que tenham o potencial de ampliar a divulgação do seu trabalho entre o público que você deseja alcançar.

Participe de eventos para se informar sobre as novidades e ser notado, invista em conteúdos exclusivos para os seguidores e divulgue o seu trabalho por meio de redes sociais e blogs. Para superar a concorrência dentro da área é necessário se destacar, estude, aculture-se e invista em você. É nesse momento que entra a importância da consultoria de imagem para marca pessoal e da divulgação do seu nome.

 

Gerenciar uma boa marca pessoal que reflita de fato a sua imagem exige dedicação e autoconhecimento, isso quer dizer que é um processo que precisa ser constantemente revisto para garantir um resultado positivo.

© 2019 by Claudia Rozembrá​. Produção criativa with Wix.com