Capsule wardrobe: otimizando seu guarda-roupa

Todo mundo alguma vez na vida já passou pela experiência de abrir o armário, olhar e pensar que não tem nada para vestir, não é mesmo? Isso não acontece por falta de roupas, e sim, porque não sabemos combinar as peças que já temos. Para ajudar a resolver esse probleminha existe o capsule wardrobe ou armário capsula, que é uma técnica que consiste em escolher uma quantidade limitada de peças para vestir, sem necessariamente comprar nada novo, apenas criando combinações com as peças existentes.

Mas, por onde começar?

 

Pense nas estações

Dessa forma você mantém à vista apenas as peças que estão de acordo com o clima vigente. Ou seja, se é verão os casacos de inverno podem ser armazenados em outro lugar como malas de viagem, para não ocuparem espaço ou ficarem empoeirados. Essa ideia é interessante porque exige que você olhe novamente o seu guarda-roupa a cada virada de estação e, claro, adeque os seus looks conforme o tempo.

Avalie tudo o que tem no armário


Esse é um dos momentos mais divertidos de montar um guarda-roupa funcional: tire tudo de dentro do armário, espalhe sobre a cama e coloque de volta apenas o que você ama de verdade. Para ajudar, separe as suas peças em pilhas: as que vão ficar voltam direto para o armário; as que você não quer mais entram para uma pilha de doações ou vendas em brechós.

Hora de montar o seu armário cápsula


A ideia original do armário cápsula determina que você tenha, no total, 37 peças de roupa, contanto com sapatos (roupas de ginástica e banho não entram na conta). Mas, ao invés de se prender em números, escolha realmente o que você precisa manter no armário.

 

Já com as peças que ficaram na seleção anterior em mente, pense o que precisa, definitivamente, entrar para o seu guarda-roupa agora: um vestido para o verão, uma calça, uma blusa de frio… Pense no que é essencial para complementar o que você já tem. Você pode, inclusive, pensar em uma proporção comum para um guarda-roupa saudável: 3x1, ou seja, três partes de cima para cada parte de baixo.

Isso significa que, se você tem uma calça que ama muito, o ideal é ter também três blusas diferentes que combinem com essa calça, dessa forma, você tem diferentes combinações dentro de um mesmo armário. Por isso, conhecer o que você tem e ama é tão importante, afinal, você precisa perceber que, para funcionar, o armário cápsula deve ser coeso.

Teste e comece de novo


Busque fazer o máximo de combinações possíveis, segure o cartão de crédito e brinque com o que você tem. Fazer fotos de looks diferentes na frente do espelho pode ser uma forma de estimular a sua criatividade e pensar em maneiras variadas de usar o que você tem. Descubra o que funciona, o que precisa ser adaptado e leve tudo em consideração para a próxima troca, dali a 3 meses.

O mais importante é entender que um guarda-roupa funcional é seu aliado, ele é um facilitador do seu dia a dia. Leve esse exercício com leveza - e não com cobranças - e aproveite a oportunidade para descobrir mais sobre o que você gosta e o que não gosta quando o assunto são roupas e o seu estilo.

Lembre-se sempre que o bom senso é a melhor de todas as dicas para tudo na vida! Por isso, olhe-se no espelho, ame-se e seja feliz.

© 2019 by Claudia Rozembrá​. Produção criativa with Wix.com