Como ter estilo sem cair nas armadilhas da moda

No Google a definição da palavra estilo é a maneira particular e pessoal de um indivíduo se expressar, ou seja, cada pessoa tem seu próprio estilo. A top model britânica Twiggy, considerada ícone fashion da década de 60, quando desfilou para grandes marcas, já dizia:

“Não há necessidade de se vestir como todo mundo. É muito mais divertido criar seu próprio estilo”

É estranho ouvir tal frase vinda de uma top model que veste as últimas tendências em moda, né? Mas deixo aqui uma reflexão: Será que ela realmente vestia todas aquelas roupas da passarela no seu dia a dia? Por isso, como especialista em moda eu garanto que ter estilo está muito longe de usar tudo que é tendência, ter estilo é a sua maneira particular e única de se expressar através da comunicação não verbal, criando uma identidade visual a seu favor. Isso significa que para ter estilo você precisa desenvolver ou aprimorar um senso de moda que é individual e vestir o que realmente gosta e te representa.

Pensando nisso, eu listei dicas para te ajudar no processo de aprimoramento de estilo pessoal. O ser humano é muito visual e por isso sempre acreditei que a primeira impressão é sempre a que fica.

Espero te ajudar com as dicas a seguir, vamos lá...

Cuidado com as tendências, elas podem ser armadilhas que desconstrói seu estilo


Não estou falando para você não usar peças que estão na moda, mas escolha aquelas que mais te representa, aquelas peças que te deixa à vontade e mais segura. As tendências de moda são legais para você atualizar a sua base de estilo, não para ter um armário digno de passarela, porque nem tudo vai combinar com você, com o seu estilo de vida e com a sua rotina de trabalho. É isso mesmo, muita coisa sobre você deve ser levada em consideração na hora de aperfeiçoar o seu estilo.

Permita-se fazer um exercício para saber se você anda escolhendo as peças certas na hora de renovar seu guarda-roupa. Olhe para o seu armário e se tiver roupas que você nunca usou e faz tempo que você comprou, está na hora de rever seus conceitos da próxima vez que entrar em uma loja. Não compre roupa só porque está barato e lembre-se que o barato nem sempre compensa.


Ser estilosa gastando pouco é super possível, mas você terá que investir em alguns itens de qualidade, principalmente itens da sua base de estilo, que são aquelas peças coringas, mais lisas ou com cores neutras, sem muitos detalhes. Essas peças precisam ter tecidos de boa qualidade para durar mais tempo, porque são peças que você vai usar mais vezes e aí sim,  todo o restante do look pode ser adaptado com informações de moda, desde que tenha a ver com você e você se sinta bem.


E lembre-se, peças muito baratas saem caras. Muitas vezes a qualidade não é boa e você vai acabar tendo que renová-las frequentemente. No fim das contas, não compensa.


Invista em acessórios e dê diferentes propostas a um mesmo look


Adicionar acessórios no look casual, como um relógio, um colar, uma bolsa, colocar a blusa para dentro da calça ou adicionar um lenço. Tudo isso são truques de moda que podem dar muita diferença na produção. Inclusive, é possível dar propostas diferentes para um mesmo look trocando somente os acessórios. Se você quiser exemplos práticos deixe aqui seu comentário que faço um post só sobre isso para vocês!

Dê um destino as roupas que não te representa


E quem nunca guardou por anos uma roupa que não usa mais? A minha dica é desapegue. Você pode vender, reparar, oferecer a um amigo ou então doar as roupas que já não te servem mais.  Evite jogá-las no lixo, a menos que não possa fazer mais nada por elas.  


É importante renovar as peças em desuso porque elas só ocupam espaço e criam confusão te dando a ideia de ter muitas roupas e nada para vestir. Será que realmente tem muita? Ou tem muito do que não te representa?

Descubra o que fica bem em você e tire proveito disso


Examine suas roupas favoritas, aquelas que mais usa, e faça diferentes looks com elas. Observe os cortes, os padrões, as cores. É através desta “análise” que você cria seu próprio estilo pessoal. Além disso, sempre temos um estilo que é o nosso estilo predominante. Este estilo predominante muitas vezes tem a ver com a nossa essência, com a nossa personalidade. E ele costuma ficar presente em nossa imagem durante toda a vida. Por isso, é comum algumas pessoas sempre comprarem peças iguais e quando não as mesmas mais de cores diferentes. Essas peças normalmente são as que representam nosso estilo predominante.


Aprenda compor looks levando em consideração o seu estilo de vida


Adicione um toque final na produção, colocando outra peça, a tal terceira peça que costumamos dizer. Elas dão ao seu look uma dimensão muito interessante. Algumas ideias: um blazer, uma t-shirt debaixo de um vestido, uma gola alta debaixo de um camisolão, um colete sobre uma blusa. Existem inúmeras possibilidades, é só usar a imaginação e o bom gosto.

Não compre vestidos de festa e outras peças para ocasiões especiais se você não tem um evento marcado. Vou além, mesmo que tenha o evento, compre pensando em usar depois, na vida real. Leve em consideração a sua rotina e a sua profissão na hora de comprar novas roupas. Entender o seu estilo de vida também vai te ajudar economizar dinheiro.  Só compre as roupas que realmente vá usar.

Seu cabelo é a moldura do seu rosto e ele também se comunica


Alinhar seu corte de cabelo ao seu estilo é fundamental para ter uma identidade visual bem definida. Todo mundo que tiver oportunidade deveria um dia marcar horário com um visagista, que é aquele profissional cuja técnica tem por objetivo valorizar a especificidade dos rostos.

Existe toda uma técnica de cortes e cores que valorizam o formato do rosto e o tom de pele da pessoa. Ou seja, estilo é um conjunto de somatórias que resultam na sua marca pessoal.

Se ame e seja feliz


Pratique autoconfiança e não tenha medo de arriscar. Todos nós podemos aprender a sermos elegantes e devemos brincar com as roupas para encontrar o próprio estilo pessoal. Você deve se divertir desenvolvendo o seu próprio senso de moda e explorar possibilidades para que possa ser estilosa todos os dias. Afinal, o ser humano está em constante evolução, mudamos todos os dias um pouquinho, isso significa que nosso estilo não será sempre o mesmo, ele muda de acordo com estágio que nos encontramos. Por isso, o mais importante é se amar e estar bem consigo mesmo sempre.

© 2019 by Claudia Rozembrá​. Produção criativa with Wix.com