Como manter um home office produtivo 

Nunca se falou tanto em home office (escritório em casa) como nos últimos dias. Empresas do mundo inteiro se viram obrigadas a aderir a modalidade de trabalho com a disseminação da COVID19, o novo coronavírus, e abrir mão do tradicional ponto eletrônico.

Para muitas pessoas essa é uma nova realidade que traz alguns desafios. Isso porque o home office não é o paraíso que muitos imaginam e também não é o covil da procrastinação que muitos pintam. É apenas um jeito de trabalhar possível de ser produtivo quando se trabalha sozinho, empreende ou trabalha com equipe remota. Mas muita atenção: para um home office produtivo é preciso ter disciplina, foco e organização.

Mas por onde começar? Como me organizar? O que fazer? E meus arquivos que ficaram na rede do trabalho? Muita calma nessa hora, galera! Vou dar algumas dicas muito valiosas nas próximas linhas deste texto!

Diga NÃO ao pijama e vista-se para trabalhar como se fosse ao escritório

Para muitas pessoas se vestir como se fosse para o escritório ajuda a entrar no “modo trabalho”, aumenta a concentração e como consequência a produtividade. Evite ficar de pijamão o dia todo, procure manter a sua rotina de higiene e beleza. Antes de iniciar o dia de trabalho em casa, tome um banho, penteie os cabelos, faça uma make, perfume-se e vista-se adequadamente. Não precisa ser “aqueeele” look, mas lembre-se que a qualquer momento você pode ser convocado para uma videoconferência e é super importante estar apresentável.

Lembre-se que a orientação do distanciamento social não tem data para terminar, portanto você ficará algumas semanas em casa e manter a rotina de beleza é importante porque vai te ajudar a desligar no fim do dia, quando você tiver que “desmontar” a produção.

Mantenha a sua rotina e horários de trabalho

Flexibilidade e horários precisam estar alinhados e andar lado a lado sempre. Por isso é importante manter os horários de trabalho e não confundir flexibilidade com falta de comprometimento. Não é porque você não precisa bater o ponto que seus horários vão mudar: mantenha o horário de início, almoço e término do trabalho. Converse com o chefe para manter os seus horários e se você for autônomo estabeleça sua jornada.

Por isso é tão importante manter o ritual matinal que falamos no início deste texto: sair da cama, escovar os dentes, tomar um belo banho e se arrumar para trabalhar te ajuda a manter a rotina que já era estabelecida antes da quarentena.

Ah, e não se esqueça de fazer as pausas obrigatórias para o almoço e lanche. Coloque o despertador do celular para tocar sempre nos mesmos horários e aproveite para comer comidinha caseira, leve e nutritiva.

Crie seu ambiente de trabalho e organize seu espaço

Essa história de trabalhar em qualquer cantinho da casa definitivamente NÃO funciona, ainda mais quando a família inteira está em quarentena. É necessário criar um ambiente de trabalho que seja, de preferência, silencioso, livre de distrações e que tenha uma porta que possa ser fechada a qualquer momento.  Mantenha distância da televisão e das áreas que tenham circulação de pessoas, pois assim você tem condições de trabalhar em paz e com total concentração.

Mas se você precisa mudar de ambiente de vez em quando para relaxar e produzir mais, não se acanhe, faça! Ter um ambiente fixo é ótimo, você consegue se organizar, mas às vezes também é importante mudar o ambiente para produzir melhor, o sofá da sala ou a varanda no fim da tarde, podem ser tão eficazes quanto aquela levantada que a gente dá às vezes no escritório para pegar um cafezinho no momento de descompressão.

Desligue a televisão e olhe menos para o celular

Normalmente no ambiente de trabalho convencional, lá dentro do escritório, com seus colegas e clientes, você não trabalha com a TV ou rádio ligados com o volume alto ou outras distrações por perto, né? Pois é, então em casa mantenha a disciplina neste quesito também.

A distração muitas vezes pode ser muito sutil e você só percebe que perdeu o “fio da meada”, quando volta os seus olhos novamente para o que estava fazendo e percebe que esqueceu onde havia parado.

Alinhe-se com a equipe e faça videoconferência

O ser humano precisa socializar, é da nossa natureza se comunicar, argumentar, criar e manter relações. Por isso, combine com a equipe e seus clientes videoconferências semanais para atualizações e alinhamentos. Nesse momento de distanciamento social ainda é importante manter as relações mesmo que seja de forma virtual.

Peça a colaboração dos familiares

Tenha uma conversa clara e objetiva com quem mora com você. Explique para eles que você precisa cumprir o seu horário de trabalho, e estabeleça regras de quando você pode ou não ser interrompida. Normalmente isso não funciona 100% do seu tempo, principalmente quando se tem crianças em casa, mas ajuda a colocar limite, aumentar e empatia e respeito pelo seu trabalho.

Aproveite para mostrar as pessoas o que você faz e como é a sua rotina quando está no escritório. Eu trabalhei a vida inteira em assessoria de imprensa e a minha mãe não sabia ao certo o que eu fazia. Na minha primeira semana de home office eu trabalhei na casa dela e tive a oportunidade de mostrar como é meu trabalho. Por experiência própria, posso falar que suuuper funciona!

Beijo grande e bom home office para você!

© 2019 by Claudia Rozembrá​. Produção criativa with Wix.com