Cadastre seu e-mail
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social

© 2019 by Claudia Rozembrá​. Produção criativa with Wix.com

Moda de brechó: reciclando estilo

Faz um tempo que os brechós deixaram de ser vistos como espaços de roupas velhas e fora de moda. Hoje, mais do que nunca, eles estão em alta. Essa mudança pode ser consequência de alguns fatores, como a conscientização de um consumo menos exagerado, o aumento de feiras de troca solidária ou até mesmo uma forma de mudar o estilo sem gastar muito e garimpando peças autênticas.

Umas das coisas mais interessantes da moda é que muitas peças não saem de moda e estão sempre voltando com força a cada estação. Isso possibilita reciclar coleção após coleção e inventar novas combinações sem ficar com visual do ano anterior. Além de ser considerada uma opção sustentável, pois há o reaproveitamento das peças, os brechós também se tornam uma boa opção em momentos de crise, em que famílias não querem gastar tanto com roupa.

Hoje, neste post, vou te dar alguns bons motivos para  trocar as lojas lotadas e caras dos Shoppings por um bom brechó com peças autênticas, conservadas e etiqueta única, que lhe dará as melhores oportunidades de compras.

Peças exclusivas

Sim, é possível conseguir verdadeiros achados nos brechós. Hoje, eles estão mais modernos, alguns apresentam apenas peças de grife por um bom preço. Se exclusividade é o que você procura, dê adeus aqueles cabides de lojas de confecções grandes que empoleiram várias peças iguais. Normalmente os itens exclusivos vendidos nos brechós tem peças únicas e você não corre o risco de achar outra pessoa vestida igual à você por aí!

Mas é preciso ir com calma. Como é possível encontrar peças baratas, também é necessário cuidado para não exagerar e acabar comprando roupas que você não vai usar. A pergunta que deve ser feita tanto para quem frequenta brechós, como para quem compra no varejo é: “Realmente eu necessito desta peça?”

Seu bolso agradece

Hoje em dia o chic mesmo é pagar barato! A vantagem de se comprar nos brechós é que é possível achar peças baratas e de muito bom gosto, com cortes e tecidos nobres que nem parecem que foram garimpados de segunda mão. Comprar em brechó muitas vezes dá aquela sensação de que realmente está se economizando, principalmente quando são peças de grife que fica mais fácil saber o real valor quando se é vendida em loja própria. 

Sustentabilidade

O mundo já está tão consumista que não precisamos de mais roupas sendo feitas nem jogadas fora… Encontrar maneiras inteligentes de utilizar e reciclar deixou de ser tendência e virou uma necessidade. Comprar peças usadas pode, e deve, ser uma solução para quando você está em busca de um item de moda. Afinal, a peça mais sustentável é aquela que já existe – e precisa de uma segunda chance.

Comprar em brechós e lojas de segunda mão, participar de feiras de troca ou até mesmo organizar uma festa para fazer escambo de roupas com as amigas são opções muito válidas para quem está se esforçando para praticar um consumo mais consciente. No Brasil, ainda não é tão comum para determinadas classes sociais se engajar na compra e troca de roupas usadas, mas esse movimento como um todo está ganhado força: o mercado de brechós está crescendo e a variedade em seus formatos também.

Estilo próprio

Estar na moda vai depender muito do estilo de cada um. Você pode fazer o seu. O mundo fashion muda a cada seis meses e acompanhar este estilo não é para qualquer um. Nem por isso, quer dizer que você não está na moda, já que a moda é você quem faz.

Optando por brechós, você vai compreender aos poucos como funciona os seus interesses, o que você gosta de usar, o que fica bem no seu corpo. Nem sempre o que está bonito nas modelos ficará bem em você, e com brechós, você pode experimentar várias peças e se apaixonar por um novo estilo.

Brechós em São Paulo

Brechó No Fundinho | Praça da República, 80 – Sala 802 – República

Bonnie e Clyde | Av. Paulista, 1941 – loja 154 - Bela Vista

Brechó B.Luxo | R. Augusta, 2566 – Jardins

Brechó Vó Judith | Rua do Carmo, 122  -  Sé

Brechó Colméia | Largo do Arouche, 207  -  Centro

I Need | Alameda Lorena, 2132 – Jardim Paulista

Devant Vintage Brechó | Av. Prof. Alfonso Bovero, 399 - Sumaré

Frou Frou Brechó | Rua Augusta, 725 - Consolação

Capricho À Toa | Rua Heitor Penteado, 1096 - Casa 8 - Sumarezinho/Perdizes